09 de Fevereiro, 18:29

SAÚDE

15 bairros de Sorriso estão em estado de alerta para a dengue


 

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso, apontam um índice larvário de 2,25% no mês de janeiro. Mesmo menor que o índice registrado no ano passado, que ficou em 2,48%, o número ainda é superior ao considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.  Sorriso fechou 2014 com um índice larvário de 3,66%.
Com 11 notificações nestes primeiros dias do ano, foram identificados quatro casos positivos de dengue nos bairros São José, Bela Vista e Bom Jesus. Em 2014, foram identificados 88 casos positivos, frente a 184 notificações.
Estão em estado de alerta os bairros Bom Jesus, Industrial I Etapa, Bela Vista, Morada do Sol, Jardim Europa, Industrial II Etapa, Residencial Pinheiros, o distrito de Boa Esperança, Parque Universitário, Taiamã, São Francisco, Benjamin Raiser, Recanto dos Pássaros, Alphaville e Centro Sul.
Na sexta-feira (06), equipes da Secretaria promoveram uma mobilização para sensibilizar a comunidade para a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, que também pode provocar a Chikungunya. Por meio de pit stops foi distribuído material informativo relatando o perigo destas duas doenças.
Para combater o Aedes aegypti, é constante o trabalho das equipes na eliminação de possíveis criadouros, daí a importância de as pessoas permitirem a entrada dos agentes de combate a endemias para verificarem quintais. Além de permitir a entrada dos agentes, também é indispensável que as pessoas mantenham os quintais livres de entulho e objetos que possam acumular água.
“De um lado, observa-se que muitas pessoas se dedicam e trabalham firmemente para a eliminação de larvas do mosquito Aedes, mas também verificamos muito descaso de outros cidadãos”, explica a coordenadora do Departamento, Silvia Fleming.
Constantemente, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos faz a coleta de entulhos. O cronograma semanal com a lista dos bairros que receberão o serviço é divulgado toda sexta-feira, no site da Prefeitura, o www.sorriso.mt.gov.br.
Para obter informações sobre o trabalho dos agentes, fazer denúncias de possíveis focos e também receber orientações, a população pode entrar em contato pelos telefones 0800 647 4707, 3545 8015 e 3544 8115. Já para obter informações sobre a coleta de entulhos, bem como outros serviços realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, os telefones são o 3544 1727 e o 3544 0298.
 

Texto: Nádia Mastella

Notícias relacionadas