Fotos: DIVULGAÇÃO

saíba mais
06 de Fevereiro, 13:13

Anvisa aprova medicamento para hipertensão arterial pulmonar

 

Pacientes com hipertensão arterial pulmonar (HAP) passarão a contar com medicamento inovador para o tratamento da doença, considerada grave e que afeta cerca de 10 mil brasileiros[i]. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso a longo prazo de selexipague.

Diferente das terapias tradicionais, o medicamento de uso oral age seletivamente, mantendo sua eficácia por mais tempo (diminuição de 40% no risco de morbi-mortalidade associada à doença[ii]) e reduzindo a chance de eventos adversos.
Sobre a hipertensão arterial pulmonar

A HAP é caracterizada pela elevação anormal da pressão nas artérias entre o coração e os pulmões, podendo levar à insuficiência cardíaca e à morte. A doença está relacionada a um desequilíbrio de diferentes vias metabólicas e seu tratamento consiste em atuar nessas vias com o objetivo de alterar o curso fatal da doença.

Falta de ar, cansaço extremo e fadiga são alguns sintomas da hipertensão arterial pulmonar. Seu diagnóstico é difícil de ser reconhecido, pois os sinais são comuns a outras enfermidades como asma, bronquite ou insuficiência cardíaca. Embora seja mais comum em adultos jovens e em mulheres, a HAP atinge pessoas de todas as idades.


 

Texto: Juliana Vieira

tags
Notícias relacionadas