18 de Outubro, 15:10

18 de outubro

Dia D de combate ao câncer de mama

 

Hoje,  sábado, 18 de Outubro- Dia “D” nas Unidades de Saúde da Família: USF São Domingos, USF Bela Vista, USF Central, USF Rota do Sol, USF Jardim Europa, USF Nova Aliança e USF Fraternidade;

Durante todo o dia de hoje(18), no horário das 13h às 19h, as sete USF’s citadas estão abertas a população para coletas de preventivo, exame das mamas, emissão de pedidos de mamografia em casos considerados necessários, leitura de resultados de preventivos e orientações sobre o Câncer de Mama e do Colo do Útero.

A equipe responsável pela programação orienta que as usuárias serão atendidas de acordo com a ordem de chegada.

Detecção Precoce

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

Exame Preventivo
O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença.

 

Texto: DECOM/INCA

Notícias relacionadas